domingo, 21 de novembro de 2010

O Cristão e a Música Secular.


Ola! Estou de volta com mais um tema, onde será tratada a questão do cristão e a musica secular, Onde as perguntas são freqüentes, um cristão pode ouvir musica secular? E pecado? Ou não?
Primeiramente vamos Entender o que significado “PECADO”.
Que é o pecado? Pecado é transgredir a lei de Deus. A Bíblia diz em 1 João 3:4 “Todo aquele que vive habitualmente no pecado também vive na rebeldia, pois o pecado é rebeldia.” A Bíblia diz em 1 João 5:17 “Toda injustiça é pecado; e há pecado que não é para a morte.”
O que é a lei de Deus? Deus escreveu a Sua lei com o Seu próprio dedo em tábuas de pedra. A Bíblia diz em Êxodo 20:3-17 “[1] Não terás outros deuses diante de mim. [2] Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam, e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos. [3] Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão.

Esse e um tema onde primordialmente eu não direi, “Gente ouvir musica secular e pecado”, vocês entenderam o porquê; Quantos já se depararam com a seguinte situação; Você em sua casa ouvindo uma musica secular, quando sua mãe vira para você e te adverte você esta ouvindo aquela musica, mas quando chega ao fim da tarde sua mãe liga a televisão e vai assistir, “malhação,novelas,programas que vão diretamente e indiretamente contra os princípios de Deus”; E agora? Não e a mesma coisa do que Ouvir uma musica secular?
Voltemos a Refletir ao que a Palavra de Deus nos disse anteriormente, onde não devemos cultuar outros deuses alem dele, não devemos nos curvar a outros deuses alem dele, não devemos hipótese nenhuma adorar uma imagem de barro ou de madeira, pois somente a ele devemos toda honra gloria e louvor.
Será que só por que você ouve uma banda secular você esta pecando? Ou você esta Adorando a outro deus? .
Creio eu no meu ponto de vista, vai depender muito do que você ouve, sim há musicas que te afastarão de Deus e outras que não te afastarão de Deus e também não te aproximaram dele; Mas como Assim? Vejamos, eu Ouço algumas bandas seculares logicamente que não e toda banda e musica secular que eu ouço nunca ouvirei alguma musica que adore algum deus alem do meu Deus e nem uma banda que tenha em suas letras musicais palavrões ou coisas relacionadas ao anticristo ou depressiva etc. Sou e sempre fui sincero com meu Deus, e falei, ”Pai, tem certas bandas seculares que algumas de suas musicas eu curto, e não e só por isso que deixarei de te amar, não deixarei de te servir e o senhor não deixará de ser o Deus da minha vida, e essa musica nunca tomará o meu coração que eu entreguei a ti”. Esse foi o meu diálogo sincero e aberto com Deus, “Lembrando que cada caso e um caso”. Cada jovem conhece a sua fraqueza espiritual, e se no caso for a musica secular que te afasta a presença do senhor de ti, você deve buscar de Deus um revestimento do Sangue de Jesus em sua vida, que aquilo que há em você que não agrada a Deus que venha ser tirado de sua vida.
 No meu caso eu gostar de musica secular, se e certo ou errado ou se eu desagrado a Deus, isso quem vai me corrigir será o Espírito santo de Deus, que nos convence do pecado do juízo e da justiça”.
Eu já fui muito criticado e julgado por causa do meu gosto em ouvir algumas musicas secular, já me ate mandarameu escolher que lado eu estou da luz ou das trevas.
PARE! Prestaram a Atenção no que me disseram? Luz e Trevas.
Gente desde quando um cantor secular e das trevas? (frisando que há aquelas bandas que são sim), mas não podemos julgar e muito menos generalizar, aqueles que não são eles são profissionais, ali eles tiram o seu sustento, o seu pão de cada dia, quem os julga como trevas, ou seja, inimigos de Deus, esquecem que um dia já estiveram do lado de lá, e já foram por muitos condenados. Se você não gosta de ouvir musica secular, preço pelo menos não julgue não critique aquela banda, Simplesmente ore para que o amor de Deus alcance aqueles corações e as famílias por eles representadas, pois eu sei se pela Gloria de Deus um dia eles se converterem ao amor de Deus, vocês irão comprar um cd deles, e Ai?

Como você se sentiria se você foi um deles e tivessem pessoas te julgando e criticando a sua Profissão?

Da mesma forma que muita coisa não adequada pode ser encontrada na música utilizada nos cultos, muita coisa de valor pode ser encontrada na música secular. Não é porque não é de origem cristã que, necessariamente, é pecado. Por exemplo, poderia ser pecado cantar as virtudes do amor sincero e verdadeiro? Seria pecado cantar as belezas da natureza, de um lugar lindo e inspirador, do qual a pessoa sente saudades? Verdadeiramente, eu não creio que isto seja pecado. O amor sincero e verdadeiro não é um dom divino? A natureza não é criação de Deus? Os sentimentos puros e sinceros não foram implantados no nosso coração pelo Criador? 
Não é certo nos encastelarmos numa torre de marfim, nos trancarmos em uma redoma de vidro, a fim de tentarmos fugir das influências maléficas do mundo. Se fizermos isto, estaremos deixando de ser o "sal da terra", pois, se por um lado, não recebemos influências maléficas, não estaremos exercendo o nosso papel de influenciar beneficamente o mundo. O que acontece se o sal perde o seu sabor? (Mateus 5:13)  Nosso exemplo maior, Cristo, não deixou de andar com publicanos, comer com pecadores, conversar com os rejeitados, impuros e excluídos da sociedade daquela época. Contudo, por outro lado, não podemos nos esquecer que o próprio Deus nos ordena a sermos santos e não nos contaminarmos com as coisas impuras do mundo, nem amarmos as coisas que o mundo oferece (Levítico 20:26; Mateus 6:24; Tito 2:12; Tiago 4:4; I Pedro 1:14-16; I João 2:15-17). Como resolver esta aparente contradição, este paradoxo? 
O discernimento espiritual deve ser buscado na própria fonte de toda a verdade, através da oração e do estudo da Palavra de Deus. A nossa própria vontade, o nosso próprio gosto não pode ser o parâmetro seguro pois, como já vimos, o coração do homem é enganoso. Voltando ao exemplo de Cristo, ele se misturava com pecadores sim, mas depois de passar noites inteiras em oração (Lucas 6:12). Ele, que era o Filho de Deus, não ousava entrar em contato com o pecado sem antes buscar forças para resistir a ele. Será que não estamos querendo, neste aspecto, ser mais poderosos do que o próprio Jesus? Não estaríamos nós, quando se trata de nossas escolhas musicais, nos permitindo um contato com influências malignas sem antes nos revestirmos de "toda a armadura de Deus" (Efésios 6:11-13)? Seria muita presunção de nossa parte tentarmos fazer isto, não é? Isto sim, seria um grande pecado... (Tiago 4:16).
Assim, é evidente que precisamos ter cuidado em selecionar as músicas que ouvimos (sejam seculares ou não), bem como as letras que essas músicas nos transmitem; precisamos discernir que efeito este conjunto (letra e música) terá sobre a nossa mente e a nossa vida espiritual. Mas, da mesma forma, quando questionados sobre assuntos espirituais, precisamos fugir da resposta simplista de que, sendo da igreja, é certo, não sendo da igreja, é pecado. Conforme espero ter demonstrado, existem mais coisas que precisam ser consideradas na questão da música secular ou sacra. Cada música precisa ser analisada por si mesma, por seus valores, seus efeitos, seus resultados. Esses resultados, precisamos nos lembrar, tem conseqüências eternas!
Concluindo, diríamos que todas as escolhas musicais do cristão não devem estar rotuladas, mas precisam estar de acordo com Filipenses 4:8 "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai."

Textos Citados:
Levítico 10:1-2 - "Ora, Nadabe, e Abiú, filhos de Arão, tomaram cada um o seu incensário e, pondo neles fogo e sobre ele deitando incenso, ofereceram fogo estranho perante o Senhor, o que ele não lhes ordenara. Então saiu fogo de diante do Senhor, e os devorou; e morreram perante o Senhor."
Jeremias 17:9 - "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer?"
Isaías 55:8-9 - "Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque, assim como o céu é mais alto do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos."
II Timóteo 3:1-5 - "Sabe, porém, isto, que nos últimos dias sobrevirão tempos penosos; pois os homens serão amantes de si mesmos, gananciosos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a seus pais, ingratos, ímpios, sem afeição natural, implacáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando-lhe o poder. Afasta-te também desses."
II Timóteo 4:3-4 - "Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos, e não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas."
Mateus 5:13 - "Vós sois o sal da terra; mas se o sal se tornar insípido, com que se há de restaurar-lhe o sabor? Para nada mais presta, senão para ser lançado fora, e ser pisado pelos homens."
Levítico 20:26 - "E sereis para mim santos; porque eu, o Senhor, sou santo, e vos separei dos povos, para serdes meus."
Mateus 6:24 - "Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. (...)"
Tito 2:12 - "ensinando-nos, para que, renunciando à impiedade e às paixões mundanas, vivamos no presente mundo sóbria, e justa, e piamente"
Tiago 4:4 - "Infiéis, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus."
I Pedro 1:14-16 - "Como filhos obedientes, não vos conformeis às concupiscências que antes tínheis na vossa ignorância; mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em todo o vosso procedimento; porquanto está escrito: Sereis santos, porque eu sou santo."
I João 2:15-17 - "Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo. Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre."
Lucas 6:12 - "Naqueles dias retirou-se para o monte a fim de orar; e passou a noite toda em oração a Deus." 
Efésios 6:11-13 - "Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do Diabo; pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes. Portanto tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, permanecer firmes."
Tiago 4:16 - "Mas agora vos jactais das vossas presunções; toda jactância tal como esta é maligna."

Pare e Pense! Seja Um servo de Deus que Evolui mentalmente a cada dia mais e não regride.

Ate a Próxima. Paz Do senhor Jesus.

Um comentário:

Anônimo disse...

O blog está bombando e já me ajudou muito, principalmente com esse tema. que Deus abençoe todos os que passarem por aki... bjooos!